O que é empreender?
Empreender é se aventurar! E ao contrário do pensamento popular: não é preciso ter uma empresa para empreender! Todos nós empreendemos quando pensamos, agimos e sugerimos caminhos novos para a resolução de novos problemas. Deste cenário surge o termo “Empreender no próprio CPF”. Quando começamos essa mentalidade de “criticar” para “resolver”, viramos uma poderosa chave na nossa cabeça e cuidado: RESOLVER PROBLEMAS É UM VÍCIO!
Passamos a querer resolver mais e mais problemas, formamos um portfólio, vamos escalando, ensinando e multiplicando. Empreender é um estilo de vida, o que você acha de começar a experimentá-lo?
Como começo a empreender?
Se você está se perguntando como começar a empreender, a minha dica é: comece empreendendo de forma online! Aconselho isso porque este caminho é mais fácil do que o caminho do mundo físico! Repito: eu disse mais fácil, e não fácil! Empreender é resolver problema e resolver problema da trabalho!
Tendo isso em mente, vamos à primeira lição que precisa ficar muito clara: perceba que dinheiro nunca é um fim, encare o dinheiro como a recompensa por percepção de valor.
Vou repetir: Dinheiro é recompensa de percepção de valor.
Isto é: Para começar a ganhar dinheiro online, você precisa demonstrar seu valor no online seja para amigos, colegas, parentes ou futuros clientes. Começa a demonstrar no que você é bom (design, tráfego, automações, ideias, copy, animações, treinamentos…)
Em pouco tempo, certamente as pessoas notarão seu valor e, como consequência, seu preço!
Empreender no Brasil é arriscado?
Empreender por si só já é sair da zona de conforto! É não se conformar com as mesmas coisas e mesmas rotinas e buscar algo novo, algo diferente! Se você pergunta se “é arriscado?”, é porque provavelmente talvez não seja a sua melhor hora para isso.
Digo isso pois quem empreende não pensa no risco de dar errado, ele pensa na chance de dar certo. Como me dizia um antigo mentor “A cabeça do bom empresário é simples: O plano B é não deixar o plano A falhar”.
Como trabalhar na internet?
Isso é simples! Você primeiro precisa identificar seu perfil:
- Você tem o perfil comercial (Ativo) ou mais instrospectivo(passivo)?
A resposta para a pergunta acima será definitiva para entender se você tem potencial para conseguir novos clientes de forma autônoma ou se precisará de uma parceria comercial ou compor uma equipe.
Agora pergunte-se a si mesmo: no que você é bom?
- Sou bom em persuasão (Considere o ramo do Copywriting)
- Sou bom em criação (Considere o ramo do design)
- Sou bom em vendas (Considere o ramo comercial)
- Sou bom em lógica (Considere o ramo de SAAS como CRMs, HUBs e ERPs)
- Sou bom em números (Considere o ramo de tráfego pago e BIs)
- Sou bom em vídeos (Considere o ramo de produção áudio visual)
- Sou bom em análises (Considere o ramo de SEO e BIs)
- Sou bom em sistemas e programações (Considere criações de site e Landing pages)
Independente do ramo de atuação escolhido, saiba podem existir vagas para você na K12:
E aí, vamos começar a faturar no digital?