O que é Marketing Digital? Tudo sobre o conceito, como fazer e começar sua estratégia de Marketing Online em 2024

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é o conjunto de técnicas e ferramentas para chamar atenção na internet. Essa prática revolucionou o mercado internacional em função da moeda do século: atenção!

Quem chama mais atenção, tende-se a gerar mais receita! Por isso prática de mídia off como outdoors estão cada vez mais caindo em desuso.

Porém muito além de criar uma campanha no google ads e facebook ads, são necessárias muitas outras ferramentas que variam de segmento para segmento!

A  partir desta análise macro, é necessário montar a solução online completa para alavancar as vendas do seu negócio na internet e abaixo vou explicar um pouco sobre como seu negócio pode sim vender mais pela internet!

marketing digital

Como a engenharia digital aumenta as vendas pela internet?

Em um processo de engenharia digital completo onde estudamos a captação, retenção e conversão dos clientes, precisamos analisar primeiro o seguinte quesito:

-Qual é o grau de maturidade do negócio em questão?

Existem 03 graus de maturidade: Negócios em Criação, Negócios em Estruturação e Negócios em Aceleração! Esta ordem, acima de tudo, precisa ser mantida! Se o negócio estiver criado, é possível estruturar e, caso esteja estruturado, é possível acelerar!

Mas inverter estes princípios é um erro brutal e abaixo vou explicar alguns exemplos práticos que eu já vi acontecerem e talvez você, caro leitor, possa ter infelizmente vivenciado isso na pele:

Exemplo de uma estrutura incorreta – Uma empresa X procura por uma assessoria de tráfego pago sem ter desenhado o Perfil de Cliente ideal, sem ter uma meta de custo por lead, sem ter um CRM e um time treinado, sem ter clareza de quantos leads eles precisarão para fechar 1 venda e sem ter clareza de quanto eles poderão pagar por essa venda!

Exemplo de uma estrutura incorreta – Uma empresa Y procura por uma assessoria que levanta uma pesquisa dos principais leilões de palavras chaves e apresenta as expectativas otimistas e pessimistas do volume de leads para o orçamento em questão! Eles iniciam um planejamento de treinamento de CRM e meta com o time de vendas, após o início da captação, existe o acompanhamento dos resultados e a comparação do previsto pelo realizado para otimização constante.

Diferente, não?

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Eu já tenho CRM, site, landing page, produto, mas ainda assim minha experiência foi negativa! E agora?

Se o seu resultado final não foi lucrativo é preciso retornar para o desenho da sua estrutura para entender onde está a principal falha!

Em projetos de vendas online a falha pode estar na oferta, no público, na página de produto, no checkout, no upsell, no tempo de carregamento… entre outros 345 detalhes! Existe inclusive um nicho de estudo chamado CRO que se dedica somente a otimização da taxa de conversão, você sabia disso?

Já em projetos de vendas consultivas, isto é, geração de leads, o buraco é ainda mais embaixo com milhares de detalhes desde o tom de voz do vendedor, a apresentação comercial, a câmera, o pré vendas, o script de vendas, os argumentos de venda entre muitos outros detalhes!

Por isso eu digo com total segurança para você que o seu projeto não deu errado por conta do digital, ele deu errado pela falta de análise!

Um projeto bem analisado nunca da errado! Ou ele fatura ou ele aponta onde precisa de melhoria!

Tom Peters, autor americano do Livro “Vencendo a Crise” de 1982 possui uma frase que cabe ser revivida aqui:

“Excelente empresas não acreditam em excelência – apenas em constante melhoria e mudança constante.”

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Falando em faturamento, então como eu começo em 2024?

94% dos clientes que já me abordaram já estavam com suas identidades visuais prontas e completas, porém é raríssimo encontrar um time estruturado! Então a minha dica para você é: invista tempo afiando o machado!

Estruture seu time comercial, implemente um bom CRM, crie metas comerciais de captações e agendamento, implemente um sistema de fidelização, retenção e indicações e crie bônus para os fechamentos de vendas e para retenção do time comercial! Trabalhe forte os canais mensageiros (whatsapp, direct e messenger) e invista no relacionamento!

80% do trabalho é afiar o machado, estruturar é criar processo!

Agora é necessária uma gestão comercial e um acompanhamento dos leads, fechamentos, atendimentos para entender qual a taxa de fechamento de cada mídia e de cada atendente.

Aqui na K12 Group contamos não só com o processo de engenharia digital para a captação mas também com especialistas em vendas que já gerenciaram centenas de milhões de reais em vendas e são capazes de elevar o nível do seu time comercial!

Converse comigo e montamos todo o seu processo, fique tranquilo!

Muito obrigado pela sua leitura e eu lhe desejo um ano repleto de vendas!

Facilitamos vendas com processos digitais avançados.

Vamos entender do seu negócio e desenhar juntos o andamento do seu projeto!

Você sera respondido dentro de 24h

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