Introdução à Qualidade de Anúncios no facebook ads
Como funciona a Qualidade de Anúncio no facebook ads?
A plataforma de anúncios do Facebook visa otimizar benefícios tanto para usuários quanto para anunciantes. Por isso os anúncios de alta qualidade se destacam nos leilões da plataforma, já que o sistema é projetado para favorecer experiências superiores para os usuários. Para isso existem vários critérios como o feedback de quem visualiza ou opta por não ver o anúncio, a avaliação de práticas e elementos de baixa qualidade que influenciam diretamente na definição da qualidade do anúncio.
A Importância da Qualidade do Anúncio
Anúncios com alta qualidade rendem melhores resultados no leilão e tendem a ser mais econômicos, ampliando sua distribuição e eficácia. Por outro lado, anúncios de baixa qualidade podem resultar em custos elevados e menor alcance.
Na práticas, as metas impactadas são o aumento do custo do CPM e como consequência o aumento do CPC independe do CTR da imagem. A repetição de anúncios que infringem políticas ou que são de baixa qualidade pode levar a uma percepção negativa geral dos anúncios de uma página, domínio, conta de anúncios ou até mesmo o cartão de crédito utilizado para pagamento da conta. Melhorar a qualidade dos anúncios, evitando práticas de baixa qualidade e aderindo aos Padrões de Publicidade do Facebook, pode elevar o desempenho dos seus anúncios e aumentar seus resultados.
Como Avaliar a Qualidade do Seu Anúncio
A classificação de qualidade, disponível no diagnóstico de relevância do anúncio, permite comparar a qualidade do seu anúncio com outros que visam o mesmo público. Em certas situações, o Facebook pode notificar sobre a presença de elementos de baixa qualidade que prejudicam a performance dos seus anúncios.
Dicas para Melhorar a Qualidade dos Anúncios
- O que fazer: Certifique-se de que os anúncios e as páginas de destino sejam relevantes e úteis para seu público-alvo. Recursos sobre melhores práticas de publicidade podem ser encontrados na Central de Ajuda da Meta para Empresas.
- O que evitar: Não incorpore elementos de baixa qualidade nos anúncios e nas experiências pós-clique, incluindo páginas de destino.
- O básico que funciona: Pense sempre na combinação do que é mostrado, para quem é mostrado e porque é mostrado! Sua imagem pode até ter alta qualidade, mas se o público direcionado for o incorreto e a página de destino não estiver conectando, saiba que a qualidade do seu anúncio de uma forma geral será afetada e seu desempenho no leilão não será efetivo.
Atenção às violações
Anúncios que violam os Padrões de Publicidade do Facebook não são automaticamente categorizados como de baixa qualidade, mas serão rejeitados. A aderência a esses padrões é crucial para manter a qualidade e a eficácia dos anúncios. Anúncios rejeitados podem passar por uma segunda avaliação manual mas em caso de reprovação novamente podem gerar banimentos que começam com bloqueios de conta de anúncio até bloqueios de BMs e Perfis de anunciantes!
Em casos mais severos, até mesmo o IP do anunciante passa a ser rastreado e independente de qual perfil ele estiver anunciando, a própria Meta começa a proibir a vinculação antes mesmo de passarem por aprovações! Para evitar este tipo de problema, muitos anunciantes recorrem ao uso de máquinas virtuais (VM) e endereços de IPs mascarados com VPN!